11 julho, 2006

Pela liberdade de comunicação

No dia 11 de julho estarei fazendo um depoimento na Polícia Federal, o motivo é a minha participação, no dia do fechamento da RÁDIO COMUNITÁRIA 97,1 , localizada no Parque das Larenjeiras, na cidade de Sorocaba - SP. Um pouco de história:

A RÁDIO COMUNITÁRIA 97,1 foi organizada pela comunidade do Parque das Laranjeiras, com apoio do Padre Benedito. Durante anos atuou como porta voz da sua comunidade, promovendo ações de cultura, educação, meio ambiente. Resgatando a comunidade do entorno. Em seu funcionamento do dia a dia, estavam jovens que acreditando na luta pela transformação social de nosso país, não mediram esforços para manter a rádio no ar. Esses jovens, homens e mulheres, fazem parte da história da cidade de Sorocaba.

No começo de abril de 2003, informado da presneça de fiscais da ANATEL, que estavam lacrando os equipamentos da rádio, fui até o local, para prestar solidariedade. Perguntei ao fiscal da ANATEL se ele tinha ordem judicial para cumprir sua missão, ele não respondeu. Perguntei novamente, e recebi voz de prisão. Sendo então chamada a Polícia Federal, que compareceu fortemente armada.

Esta prisão gerou um processo na Justiça Federal de Sorocaba, sob a alegação de Desacato a Autoridade. Em depoimento inicial na Justiça Federal, recusei a proposta de transação penal, pois entendia que não tinha cometido nenhum crime, e que também não tinha direito de negociar individualmente um direito coletivo, como é o Direito a Liberdade de Expressão e Comunicação. Assim o processo seguiu em frente, e no dia 11 de julho, uma terça feira estarie fazendo meu depoimento junto a unidade da
Polícia Federal de Sorocaba.

A LUTA FAZ A LEI, foi dessa maneira que a o longo dos anos as forças de esquerda e populares foram avançando na conquistas dos diretos sociais e políticos para o nosso novo. Tenho a firme convicção que sem a presença forte de RÁDIOS LIVRES E COMUNITÁRIAS, nosso país não terá de fato uma democracia social.

Assim solicito o apoio das pessoas que queiram caminhar junto nessa luta, e também convidar a todos, para assistir o filme: UMA ONDA NO AR, que conta a história da RÁDIO FAVELA, de Belo Horizonte. Estaremos passando o filme na sede do DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT DE SOROCABA, no dia 11 de julho, às 19 Horas.

Alexandre Leite Proença

Nenhum comentário: