04 janeiro, 2010

A ditadura militar e à Comissão da Verdade

Boris Casoy pautou o noticiário virtual.

Quero chamar atenção para a tentativa de se instalar à Comissão da Verdade, pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, comandada pelo Paulo Vannuchi, que apurará crimes contra os direitos humanos e de lesa-humanidade, durante o regime militar.

Casoy representa parte do pensamento da elite brasileira. Choca, mas não é novidade. E devemos combatê-lo!

Entretanto, vamos nos atentar ao trabalho de bastidores feito pela cúpula dos militares contra a futura Comissão. Em meio ao Ano Novo (mesmo período em que foi instuído o AI-5), os três comandantes das Forças ameaçam se demitir e, junto, o Ministro da Defesa Nelson Jobim. Também, propõem que a Comissão puna eventuais crimes cometidos pela esquerda.

Esquecem-se, pela enésima vez, que quem luta em favor da democracia, em regime autoritário, age em legítima defesa da sociedade.

Classificam a iniciativa como revanchista.

Seria, se colocássemos todos eles no pau-de-arara, déssemos choques elétricos e outros "quetais". E, por fim, imputássemos uma "desaparecidinha" em alguns...ou um "suicídio culposo" (sem intenção de se suicidar).

Em um ambiente democrático, todos os acusados têm direito à ampla defesa, ao contraditório, ao respeito aos Direitos Humanos...

A Comissão da Verdade dá a possibilidade de revogar a Lei 6683/79 - Lei de Anistia ampla, geral e irrestrita - , onde seu alcance está sendo analisado pelo STF.

Esta situação é um bom exemplo de se ter um governo de correlação de forças.

Cada qual, através de blogs, emails, twitters ou conversando com amigos, deve colocar o assunto em pauta.

Convencer da importância desta apuração.

A Alemanha mantem museus sobre o período nazista para que seu povo não esqueça das atrocidades do período. Não dá pra empurrar debaixo do tapete! Pelo raciocínio dos contrários, temos que defender à punição daqueles que lutaram contra o regime nazista de Hitler, ou entendi errado?

A última Conferência Nacional dos Direitos Humanos (iniciada no Governo FHC) aprovou por 29 votos a 2, resolução para que se instale uma Comissão Nacional de Verdade e Justiça. Membros da sociedade civil participaram. Os delegados do Ministério da Defesa votaram contra.

O PIG trabalha contra à Comissão. Assim, como repercutiu pouco (ou nada) à Conferência de Comunicação.

Por um momento de reconciliação nacional: vamos apoiar à Comissão da Verdade!!!

Um comentário:

celenterado disse...

"Esquecem-se, pela enésima vez, que quem luta em favor da democracia, em regime autoritário, age em legítima defesa da sociedade."

Correto. Mas não foi o que ocorreu no período militar. Informou o PCBR em documentos: "ao lutarmos contra a ditadura devemos colocar como objetivo a conquista de um Governo Popular Revolucionário e não a chamada 'redemocratização'". Além do PCBR, também o Colina, PC do B e ALN apresentaram a mesma proposta.
Cara, não seja adepto de Maquiavel. Mortos dos dois lados. Culpados dos dois lados. Canalhas dos dois lados. Já passou do tempo de punir a corja de "major Tibiriçá", "capitão Lisboa" e outros torturadores. Mas isso não tira a responsabilidade de outra corja que mata um tenente do exército a coronhadas para não desperdiçar munição.
Vida é vida. Quem defende algo diferente disso, deve apoiar Boris Casoy, aquele mesmo que você criticou no começo do teu post.