21 fevereiro, 2006

Estrada para Guantánamo


Os atores do filme Estrada para Guantánamo, do diretor britânico Michael Winterbottom, foram interrogados em um aeroporto próximo a Londres, quando retornavam do Festival de Berlim.

Os atores interpretam prisioneiros britânicos no campo de detenção americano em Cuba. Um deles, Rizwan Ahmed, disse que um policial lhe perguntou se pretendia fazer outros "filmes políticos".

Os atores foram interrogados e liberados no aeroporto de Luton. O filme ganhou o Urso de Prata no festival.

De acordo com um porta-voz da polícia, "seis pessoas foram interrogadas sob o Ato de Terrorismo". "Isto acontece o tempo todo obviamente em aeroportos e estações de trem."

A organização Reprieve, de defesa de direitos humanos, disse que o incidente foi uma "farsa" e pediu um inquérito. Uma das produtoras do filme, Melissa Parmenter, disse que a detenção foi um absurdo.

Estrada para Guantánamo conta a história de três detentos britânicos, que ficaram conhecidos como Tipton Three. Os três foram combinar um casamento no Paquistão e acabaram presos em Guantánamo. Eles foram presos no Afeganistão, como suspeitos de atos terroristas, e libertados em 2004, em Guantánamo, sem nunca terem sido processados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li sobre o filme. Parece-me ser muito bom.