
O golpe de estado sofrido pela Venezuela em abril de 2002 foi também um aviso para que os brasileiros não votassem no então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
"Aquele golpe teve uma dupla intenção, por uma parte tirar Chávez e por outra enviar uma mensagem ao Brasil dizendo a eles que se elegessem Lula, aconteceria a mesma coisa com eles", declarou o governante em um ato perante aposentados no palácio governamental de Miraflores.
Chávez acrescentou que o "duplo golpe" falhou quando militares leais e setores pobres venezuelanos restabeleceram a ordem constitucional expulsando os golpistas da sede do Governo em Caracas.
Chávez lembrou que em abril de 2002, Lula ainda era candidato e expressou que sua vitória não interessava aos Estados Unidos pelos laços que poderia estabelecer com a Venezuela, como depois ocorreu.
A referência de Chávez ao Brasil aconteceu ao comentar que o ministro de Exteriores brasileiro, Celso Amorim, não validou hoje as opiniões dadas na quinta-feira pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice contra o Governo venezuelano.
A funcionária americana atacou Chávez, mas Amorim disse que se trata de um presidente "legítimo" e que a amizade entre Brasil e Venezuela é "profunda".
Nenhum comentário:
Postar um comentário