02 março, 2006

Intelectuais publicam manifesto antiislâmico


Um grupo de escritores mundialmente famosos assinou uma carta em uma revista francesa na qual condenam o que chamam de ameaça do totalitarismo islâmico.
"O islamismo é uma ideologia reacionária que mata a igualdade, a liberdade e o secularismo em qualquer lugar onde está presente", dizem os escritores.

"Depois de superar o fascismo, o nazismo e o stalinismo, o mundo agora enfrenta uma nova ameaça global: o islamismo", diz o manifesto.

Entre os escritores que assinaram o documento publicado na revista semanal Charlie Hebdo está Salman Rushdie, o escritor britânico sentenciado à morte por um aiatolá iraniano por ter publicado o livro Versos Satânicos nos anos 1980.

No manifesto, os escritores dizem que a polêmica em torno das charges mostra a necessidade de uma luta por "valores universais" como liberdade, oportunidades iguais e valores seculares.

"Não é um choque de civilizações nem um antagonismo entre Ocidente e Oriente que estamos testemunhando, mas sim um conflito global que opõe democratas a teocratas", escrevem os intelectuais.

Nenhum comentário: