14 março, 2006

Núcleo de Base "Florestan Fernandes"

Na segunda-feira, dia 13/03/06, na sede do PT-Sorocaba, foi fundado o primeiro Núcleo de Base do Partido dos Trabalhadores, em sua nova fase, de reconstrução.
O núcleo de base "Florestan Fernandes", como foi denominado, na verdade é um grupo de discussão, que reúne cerca de 20 filiados do PT e outras pessoas, não-filiadas, e conta com líderes estudantis, advogados, funcíonários públicos, metalúrgicos, donas-de-casa, etc. Membros da "velha -guarda" do Partido e jovens recem-filiados.
Foi escolhido como coordenador do núcleo Daniel Lopes e como secretário Eliton Henrique.
O nome do núcleo é uma homenagem ao professor Florestan Fernandes, sociólogo, doutorado pela USP, cassado na ditadura militar pelo AI-5. Florestan esteve ligado ao PT desde sua fundação. Em 1986 filiou-se ao partido e exerceu dois mandatos de deputado federal (1987-1991 e 1991-1995). Florestan não via o destino da ex-URSS como o fim do socialismo e do marxismo, nem a globalização como a esperança dos excluídos - ao menos, dizia, enquanto o "capitalismo da fase atual não conseguir uma equação definitiva para a questão social". Florestan Fernandes morreu em São Paulo no dia 10 de agosto de 1995.
Após sua fundação, o núcleo de base "Florestan Fernandes" promoverá debates sobre temas atuais, realizará atividades políticas e culturais, abertas a toda a população.

Nenhum comentário: