16 março, 2006

Passeatas na França reúnem milhares


Dezenas de milhares de estudantes franceses realizaram passeatas em várias cidades francesas nesta quinta-feira em protesto contra uma nova lei trabalhista que permite a demissão de jovens sem justa causa.

A lei cria contratos de trabalho de dois anos para pessoas com menos de 26 anos, que podem ser suspensos pelos empregadores sem explicação.

Várias escolas e universidades não funcionaram nesta quinta-feira e a polícia parisiense foi colocada em estado de alerta.

Ocorreram choques entre manifestantes e a polícia na terça-feira, quando os jovens faziam um manifestação sentados do lado de fora da Universidade Sorbonne.

Mais protestos estão marcados para o sábado, com a participação dos sindicatos, e que pretende reunir um milhão de pessoas.

Entre 7 mil e 15 mil estudantes saíram às ruas da cidade de Marselha, no sul do país, de acordo com a polícia e com os organizadores, respectivamente.

Protestos semelhantes aconteceram em Bordeaux, no sudoeste do país, e em Grenoble, Limoges e Le Havre, e em dezenas de outras cidades.

Nenhum comentário: