02 março, 2006

Pesquisas e mais pesquisas...tempos de indefinição

O mesmo levantamento do Ibope divulgado hoje mostra empate no Estado paulista entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dois pré-candidatos tucanos na disputa pelo Planalto: nos dois cenários sugeridos, Lula aparece com 32% da preferência dos entrevistados, contra 32% do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e 31% do prefeito paulistano, José Serra. O Estado de São Paulo possui 22,36% dos eleitores do País e é decisivo na corrida presidencial.
Na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, Quércia seria o favorito, segundo o Ibope, no confronto com o outro pré-candidato petista, o senador e líder do governo Aloizio Mercadante: o peemedebista registra 26% das intenções de voto, contra 14% do parlamentar. O PT marcou as prévias para a escolha do candidato para 7 de março.
Quando o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PP) é citado na disputa pelo governo paulista, os desempenhos de Marta e Quércia caem para 23% e 17%, respectivamente, enquanto Maluf obtém 13% da preferência do eleitorado.
No cenário que inclui Marta e Quércia e descarta Maluf, nenhum dos demais indicados no levantamento consegue chegar perto da ex-prefeita e do ex-governador: Carlos Apolinário (PDT) crava 5%, José Anibal (PSDB) obtém 4%, Guilherme Afif Domingos (PFL) é o preferido de 2%, e Beto Mansur (PP) aparece com o mesmo percentual do pefelista. Quando Mercadante é o candidato petista, o quadro praticamente não se altera, segundo o jornal Folha de S.Paulo: Apolinário (6%), Anibal (4%), Afif (3%) e Mansur (2%).
Em todos os cenários sugeridos, o Datafolha registrou um alto índice de eleitores que pretendem votar branco ou nulo (de 28% a 32%).

Nenhum comentário: