04 abril, 2006

Três milhões de manifestantes tomam as ruas da França, dizem sindicatos



PARIS, 4 abr - Pelo menos três milhões de pessoas, 700.000 delas em Paris, saíram às ruas da França nesta terça-feira para exigir do governo a retirada do projeto de Contrato de Primeiro Emprego (CPE), afirmaram os sindicatos.

O governo francês, atualmente controlado pelos conservadores, não chegou a revogar a lei, mas, em vista de índices de popularidade decrescentes e de desavenças internas sobre como lidar com a crise, deu sinais de que poderia oferecer mais concessões em eventuais negociações com os sindicatos.

As pessoas contrárias à nova lei desejam que se reúna nas ruas um número de pessoas igual ao verificado nas manifestações da semana assada, quando algo entre 1 milhão e 3 milhões de manifestantes realizaram passeatas em toda a França, em um dos maiores dias de mobilização dos últimos 48 anos.

"Podemos estar à beira de uma grande vitória", afirmou Olivier Besancenot, um esquerdista crítico do Contrato do Primeiro Emprego (CPE), que, segundo o governo, encorajaria as empresas a contratar trabalhadores jovens ao permitir que eles fossem demitidos sem justa causa nos primeiros dois anos de contrato.

"Mas o CPE ainda não está morto", disse ao canal de TV France 2.

Segundo pessoas favoráveis ao contrato, ele tornará o mercado de trabalho mais livre ao permitir que empregadores contornem as leis que dificultam a demissão de funcionários contratados -- um fator citado frequentemente pelas empresas como algo desestimulante quando se trata de dar emprego a alguém.

Nenhum comentário: