20 maio, 2006

Garotos Podres

Banda punk formada no ABC paulista em 1982, por Mau, gaita e vocal; Mauro, guitarra; Godo e Sukata, baixo; Mauricio, Português e Nunes, bateria.
A estréia em palcos se deu no ano seguinte, num festival beneficente para o fundo de greve de metalúrgicos. Conhecidos pela fúria com que tocavam, os Garotos Podres gravaram em 1985 o seu primeiro LP, "Mais podres do que nunca" que, apesar da precariedade de execução e de gravação, esgotou sucessivas tiragens, vendendo ao todo 50 mil cópias (o que é mais surpreendente tendo-se em vista ser um lançamento independente).
Exemplar brasileiro da vertente punk rock Oi! (mais lenta, preferida pelos skinheads), o disco trouxe músicas que se tornaram clássicos do punk nacional, como "Anarquia Oi", "Papai Noel velho batuta" e "Johnny".
A banda gravou mais dois discos e, em 1995, fez uma miniturnê européia. Seu último CD, "Com a Corda Toda", de 1997, trouxe músicas mais voltadas para o balanço jamaicano do ska. Curiosidade: o vocalista Mau é professor de História.

Nenhum comentário: