04 maio, 2006
Lula, Kirchner e Chávez concordam em apoiar Bolívia
Depois de uma reunião que durou cerca de três horas, os presidentes de Brasil, Bolívia, Argentina e Venezuela concordaram em "preservar e garantir" o abastecimento de gás em seus países e em "aprofundar" as negociações sobre os preços do gás boliviano.
A declaração foi divulgada em comunicado assinado pelos quatro líderes, que também se comprometeram a "estimular investimentos conjuntos a fim de favorecer o desenvolvimento integral da Bolívia".
Em entrevista coletiva após a reunião, os quatro presidentes defenderam a união regional, apesar da crise causada pela decisão boliviana, e negaram que haja uma disputa com Bolívia e Venezuela, de um lado, e Brasil e Argentina, de outro.
Na declaração os presidentes reconhecem o direito da Bolívia de tomar decisões a respeito de seus recursos naturais, mas também destacam a necessidade de garantir o fornecimento de gás aos outros países.
Apesar da falta de definição sobre como ficarão os preços do gás boliviano, o presidente argentino, Néstor Kirchner, disse que o documento assinado pelos presidentes "é claro em termos de preços". Na única menção ao assunto, o texto diz que os preços serão discutidos em "diálogos bilaterais" entre os países.
fonte: BBC Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário