02 maio, 2006

sobre o 11º Coneb (Conselho Nacional de Entidades de Base)

O Movimento Estudantil se reuniu para discutir sua Organização.
Com presença de delegados(alunos), em sua grande maioria de Universidades Públicas, promoveram inúmeras discussões, na cidade de Campinas.
Já há muitos anos a Une, realizadora do evento, é administrada pela UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PC do B que, a cada Congresso para escolha de seu Presidente e demais diretores, inventa nova manobra para poder se perpetuar no poder.
No tempo em que fui dirigente do Movimento Estudantil, apenas em duas ocasiões tive contato com eles. Procuraram-me para tirar delegados para o Congresso, já pedindo para que votassem em seus candidatos.
De fato, a Une, assim como a UEE (União Estadual dos Estudantes), afastaram-se das bases interioranas, bem como, das Universidades Particulares. Seguem a lógica político-partidária, não representando a altura quem deveria.
De qualquer forma, a Resolução do Coneb, possui alguns itens interessantes:
-Combater a criminalização dos movimentos sociais
-Investir para a garantia da reforma agrária e do combate ao latifúndio
-Combater novas privatizações
-Defender a soberania, principalmente na Amazônia
-Defender a democratização dos meios de comunicação
-Lutar pelo fim dos cursos pagos em instituíções de Ensino Superior Públicas
-Combater a evasão escolar
-Combater os cursos que utilizam exclusivamente o ensino a distância
-Defender a matrícula de estudantes inadimplentes
Além disso, aprovaram que para o próximo Congresso, as universidades poderão apresentar delegados, obedecendo a razão de um para mil alunos, existentes nas Universidades, independente do curso. Aquelas com menos de mil, apresentarão apenas um.
Sendo assim, o Congresso restringe ainda mais a presença de estudantes, beneficiando os mesmos militantes de sempre. É engraçado que nos encontros que participei, tive o desprazer de observar verdadeiros profissionais do movimento estudantil, pessoas que prestam vestibular e, no mesmo instante, trancam matrícula, vivendo as custas das verbas das Entidades. Vergonha!!!

Nenhum comentário: