07 junho, 2006

Morar nesse país é como ter a mãe na Zona

A nova interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a verticalização prejudicou alianças praticamente fechadas em alguns Estados. As vésperas das convenções, quase mais ninguém tem a menor idéia do que fazer.
Veja abaixo os casos mais problemáticos:

Pernambuco
PSDB e PMDB fecharam apoio ao atual governador Mendonça Filho, do PFL. Agora, essa aliança só é possível se o PMDB aderir à chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) e José Jorge (PFL).
No Estado, o PT pretende lançar Humberto Costa para governador. E o PSB, Eduardo Campos. Mas se o PSB apoiar Lula formalmente, um dos dois terá que desistir. A nova interpretação diz que partidos juntos na disputa presidencial não podem ser adversários na estadual.

Amazonas
O PT fechou apoio ao atual governador Eduardo Braga, do PMDB. A chapa poderá ser feita somente se o PMDB entrar na aliança de apoio a Lula.

Rio Grande do Norte
O PFL acertou indicar o vice e o senador na chapa de Garibaldi Alves, do PMDB, candidato ao governo. O acordo será cumprido se o PMDB apoiar Alckmin-José Jorge ou se PMDB e PFL não participarem oficialmente da disputa presidencial.

Bahia
O PMDB declarou apoio à candidatura de Jaques Wagner, do PT, para governador. A chapa só valerá se o PMDB embarcar com Lula.

Goiás
O PT fechou aliança com Maguito Vilela, do PMDB, candidato ao governo do Estado. Maguito só terá esse apoio se o PMDB topar a coligação com Lula.

São Paulo
Tanto PSDB quanto o PT cortejam o PMDB paulista, liderado pelo ex-governador Orestes Quércia. O apoio de Quércia será dado a um dos dois somente se o PMDB apoiar Alckmin ou Lula.

Tocantins
O PT decidiu apoiar a reeleição de Marcelo Miranda, do PMDB. Se o PMDB não fechar com Lula, essa aliança vai para o espaço.

Piauí
O atual governador Wellington Dias, do PT, iria receber apoio do PMDB. A coligação resistirá se o PMDB for aliado de Lula.

Roraima
O PMDB pretende lançar Romero Jucá ao governo com apoio do PT. Provavelmente, já era a coligação.

Distrito Federal
O PSDB quer lançar a atual governadoria Maria Abadia para disputar o governo do Distrito Federal contra José Roberto Arruda, do PFL. Um dos dois terá que desistir. Partidos aliados na disputa presidencial não podem ser adversários na estadual.

Nenhum comentário: