05 setembro, 2006

Mensagem de Fidel Castro ao povo cubano - 04/09/2006


Queridos compatriotas

Recentemente foram publicadas algumas imagens de vídeo e varias fotografias que agradaram muito a nosso povo.
Alguns opinaram, com razão, que me viam um pouco magro, como único elemento desfavorável. Alegro-me muito por haverem percebido. Isto me permite lhes enviar varias fotos mais recentes e, ao mesmo tempo, informa-lhes que em poucos dias perdi 41 libras. Acrescento que faz muito pouco tempo que retiraram meu último ponto cirúrgico, depois de 34 dias de convalescença.

Nem um só dia, inclusive os mais difíceis desde 26 de Júlio, deixei de esforçar-me por solucionar as conseqüências políticas adversas de tão inesperado problema de saúde. O Resultado é que, para minha tranqüilidade, avancei em várias questões importantes. Posso lhes comunicar que o livro Cien Horas con Fidel, de Ramonet, ao qual revisava em detalhes cada resposta minha dos dias em que estive enfermo, está praticamente concluído e logo será publicado, como lhes prometi. Nem por isso tenho deixado de cumprir estritamente meus deveres de paciente disciplinado.

Pode-se afirmar que o momento mais crítico ficou para trás. Hoje recupero-me em ritmo satisfatório. Nos próximos dias estarei recebendo a visitantes distintos, isto não significa que cada atividade será imediatamente acompanhada de imagens de vídeo e fotografias, ainda que sempre sejam fornecidas noticias de cada uma delas.

Todos devemos compreender que não é conveniente oferecer sistematicamente informações, nem gravar imagens sobre meu processo de saúde. Todos devemos compreender igualmente, com realismo, queira-se ou não, será prolongado


Neste momento não tenho preocupação alguma, e nada deve se temer. O paìs marcha bem e avança.

Hoje foi inaugurado o "Curso Escolar" com mais estudantes e perspectivas que em qualquer outro momento de nosso país. Que maravilhoso acontecimento!


Falta-me somente um detalhe: pedir a cada compatriota honesto, que somados constituem a imensa maioria do povo, não responsabilizar ninguém pela descrição que, em nome da segurança de nossa Pátria e nossa Revolução, eu pedi a todos eles.

¡Infinitas gracias!

Fidel Castro Ruz
04 de setembro de 06


Publicado ontém pelo diário cubano "Gramma"

Nenhum comentário: