27 setembro, 2006

Obrigado, FHC!

"Sou daqueles que agradecem a FHC por sua carta desabafo. Primeiro, por admitir a possível derrota da aliança anti-PT, causando atritos no tucanato, pouco afeito a esse tipo de critica pública. Segundo, e principalmente, por repelir qualquer semelhança com Lula, jogar uma ducha fria nas especulações sobre uma concertação geral para a governabilidade de um segundo mandato de Lula, e colocar a nu a estratégia da direita daqui para frente.
.
Não acho que FHC tenha feito autocrítica. Não fez isso em relação ao PSDB, quando diz que não foi firme na denúncia do que chama "descalabro", ou que tapou o sol com a peneira no caso Eduardo Azeredo. E muito menos quando diz que seu governo deve ser defendido, e o PSDB não deve ter vergonha de haver privatizado.
..
Nem por fazer ataques ao PT e a Lula por um descalabro que é dele e, bem ou mal, começou a ser desmontado no governo Lula. Seria demais pedir a FHC que aceitasse o fato de que, durante o governo Lula, todos os acusados de irregularidades, reais ou fictícias, foram afastados do governo, e também da direção do PT, enquanto no governo do PSDB-PFL as coisas foram diferentes. Embora tenha gritado "pega ladrão", para desviar as denúncias contra si, FHC merece o agradecimento por haver reconhecido que é acusado de "privataria". Fruto da capacidade brasileira de criar termos para novos fenômenos, "privataria" cai como luva para definir as privatizações escusas, fraudulentas e criminosas do seu governo. Nessas condições, mesmo que Alckmin fosse o "candidato mãos limpas" que FHC alega que é, ele jamais poderia bradar e isso e fazer o contraponto a Lula, porque tem o flanco sujo pela privataria.
.
Assim, agradecemos a FHC por assumir que o PSDB deve ter a política de privatizações como marca do estilo tucano para o futuro. E por haver explicitado que seu partido deve batalhar para provar que "Lula é passível de crime de responsabilidade". Isso tira qualquer ilusão sobre uma possível reciclagem social-democrata do PSDB, e sobre sua suposta natureza democrática. Por um lado, firma o caráter direitista e conservador do PSDB, a serviço da "modernização" ultraliberal das corporações transnacionais. O que pode levar alguns tucanos verdadeiramente social-democratas e democratas a descobrirem em que ninho realmente se encontram. Por outro, esvazia as bolhas ilusórias de alguns petistas que pensavam refazer seu sonho de união com o PSDB, desconhecendo a transformação desse partido.
.
Portanto, mais uma vez, obrigado FHC!

Wladimir Pomar: escritor e analista político.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fabio, gostaria de parabenizar vc pelo texto, é muito bom poder entrar em um blog e ver a qualidade das materias, é algo q ñ deixa margem pra discusão, pois esta muito bem claro o pensamento do blog, e a quem tem realmente interesse de aprender politica. novamente meus parabens!!!!!

Anônimo disse...

obrigado