30 setembro, 2006

Royal lança candidatura à presidência da França


A deputada e ex-ministra francesa Segolene Royal entrou oficialmente na corrida para ser a próxima presidente do país. Ela declarou que é candidata para a indicação do Partido Socialista, de oposição, e que pretende introduzir várias mudanças.

Royal, de 53 anos e mãe de quatro filhos, leva grande vantagem sobre os concorrentes nas pesquisas de opinião - de até 30 pontos percentuais - mas seus críticos dizem que ela carece da experiência política necessária para o cargo de presidente.

Em novembro, os membros do Partido Socialista francês irão escolher o seu candidato para a eleição presidencial de abril.

A correspondente da BBC em Paris Valerie Jones disse que a popularidade de Royal, que é deputada, presidente do Conselho Regional de Poitou-Charentes e ex-ministra, cresceu junto às bases do partido e que ela parece representar, junto aos eleitores, o desejo por mudanças no cenário político do país.

Ao anunciar sua candidatura em um comício no sul da França, Royal prometeu "reviver o país" e "usar todas as oportunidades" para se opor contra os conservadores governistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que coroa ajeitada. Não dá pra trocar pelo Lula?