Coréia do Norte realiza seu primeiro teste nuclear
fonte: AFP
A Coréia do Norte confirmou a realização de um teste nuclear bem sucedido - o primeiro do país - em uma nota difundida nesta segunda-feira pela agência oficial norte-coreana Korean Central News Agency (KCNA), ignorando desta forma os muitos pedidos internacionais para que desistisse do teste e uma advertência do Conselho de Segurança da ONU.
A notícia do teste histórico provocou uma reação imediata de vários países da região e os Estados Unidos exigiram uma ação imediata do Conselho de Segurança da ONU.
A Casa Branca condenou o teste nuclear norte-coreano, classificando-o de provocação, e exigiu uma ação imedita do Conselho de Segurança da ONU.
A China foi um dos primeiros países da região a reagir e, através de seu ministério das Relações Exteriores, condenou oficialmente o teste nuclear norte-coreano.
Os especialistas estão divididos sobre a possibilidade de o teste desencadear uma corrida armamentista.
"Isto poderia proporcionar um pretexto para o armamento nuclear japonês, que por sua vez teria repercussões na China e na Rússia, e modificaria o equilíbrio na região", declarou em 4 de outubro o vice-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yu Myung-Hwan.
09 outubro, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
O mundo vai acabar. Arrependei-vos enquanto há tempo!
Calma, é só mais uma bombinha.
É um assunto grave. Um corrida armamentista na Ásia não ajudaria em nada o mundo. A guerra só interessa para quem vende armas.
Não que eu apóie uma corrida armamentista, mas os EUA são os que tem menos moral pra falar alguma coisa.. foram os únicos a usar A Bomba até hj.
Já já vão querer levar a "liberdade" pra Coréia tb.
Quando os Estados Unidos classificaram a Coréia do Norte e o Irã como membros do "Eixo do Mal", deixou bem claro que os atacaria, a reação foi uma corrida apavorada a direção à bomba, a posse da bamba nuclear por estes paises poe em risco toda e região e pode afetar todo o planeta, os EUA são os maiores culpados.
...O maior risco para o mundo são os EUA e seus estúpidos governantes. Eles nunca deixaram de fazer testes nucleares e de desrespeitar decisões da ONU, é bom que alguém apareça para neutralizá-los e trazer o equilíbrio necessário ao mundo, perdido (infelizmente)com a desintegração da união soviética.
Postar um comentário