11 outubro, 2006

Primeiros erros

Senhor Djalma L. Benette, editor chefe do jornal Bom Dia de Sorocaba:

Na edição de hoje do jornal Bom Dia de Sorocaba, a coluna social faz a seguinte correção:

"Petistas estão atentos a esta coluna. Minha “pegadinha”, de colocar uma notinha fria, funcionou. As manifestações começaram rapidinho. Que fique bem claro: publiquei sábado, para ver se estavam espertos, uma nota sobre a ONG “Amigos de Plutão” que, como todos sabem, é ficção.(...)"

Nunca é demais ter humildade para admitir os próprios erros. A colunista não colocou uma "notinha fria". Plantou um mentira. Uma barriga - no jargão jornalístico. E das grandes.

Agora, tenta se passar por "esperta". Não é. Diz que a nota sobre a "ONG Amigos de Plutão, como todos sabem, é ficção." Todos sabiam, menos a colunista, que foi devidamente corrigida por este blog.

Para um jornalista, ser desatualizado é sinal de incompetência.

Quanto ao fato de "petistas estarem atentos a coluna", também não é verdade. O governo federal mantem uma outra ONG, denominada CCMCA (Centro de Controle e Monitoramento de Colunistas Alucinadas), cujos integrantes, cerca de 800, com direito a retirada semanal de R$ 20.000,00 - são responsáveis por ler a referida coluna.

Acreditar que o jornal publicou uma notícia falsa (não será isso um crime?), apenas para verificar se os leitores estão atentos, é supor que há na redação do Bom Dia algum Orson Welles. Provavelmente, não há nem mesmo alguem que saiba quem foi Orson Welles.

E o cúmulo do eufemismo: a colunista usa o "tucanismo" alquimista para se referir aos seguidores do PSDB. Alquimista é o Paulo Coelho. Tucano é tucano. E ela é tucana.

Estamos, realmente, numa guerra: quando até as colunistas sociais são escaladas para tentar influenciar o resultado das eleições, é porque bateu o desespero.

Não me surpreenderia se a editoria de esportes atribuir a má fase do Corinthians a alguma armação do Zé Dirceu.

Como já disse, não se espera grande coisa da colunista social. Mas a responsabilidade por todo o conteúdo do jornal é de seu editor chefe. Essa é minha maior decepção.

Caro editor, você é melhor do que isso.

Todos precisam ganhar seu pão, mas não é preciso se rebaixar tanto.

Reinaldo Domingues da Costa

Autorizo a publicação desta na coluna do leitor, embora saiba que isso não será possível, devido ao posicionamento Alquimista do jornal.

3 comentários:

Anônimo disse...

É muita alquimia mesmo, estão transformando chumbo em ouro.

Anônimo disse...

só queria ver se você esta esperto, essa é boa

Anônimo disse...

esse jornal ñ consegue colocar uma noticia por inteiro, é um absurdo como eles conseguem chegar a incompetencia de uma maneira tão meteorica, o diario levou algum tempo pra isso, mas o Bom Dia...
tb tendo o Sr. Deda como redator chefe, isso explica tudo, falta muito, mas muito,profissionalismo por parte tanto do jornal, como das pessoas q trabalham lá. tenho criticas ao cruzeiro, mas com esse tipo de concorrencia, fica facil pro cruzeiro manter o monopolio da imprensa na cidade de Sorocaba e região!!!!