02 outubro, 2006

PT é o grande vencedor destas eleições

Mesmo com a disputa para a presidência da República indo para o segundo turno, o PT pode se considerar um vitorioso neste processo, depois de um ano e meio de pesado bombardeio por parte da direita, o partido poderá ter feito a maior bancada da Câmara.
.
O Senador Jorge Bornhausen (PFL) chegou a afirmar que estaria livre "desta raça... por pelo menos uns trinta anos". Uma ala mais imediatista do PT rompeu com o partido para fundar o Psol na expectativa de que o partido estaria com os fins contados; por outro lado, deputados que tinham a reeleição tida como garantida, tentaram se distanciar da imagem do partido e tiveram dificuldades ou mesmo não foram reeleitos. No entanto, o partido continua seu caminho de crescimento desde a década de 80, fazendo a primeira ou segunda bancada e aumentando o número de Governadores, inclusive, Jaques Wagner (BA) que derrotou Paulo Souto do PFL.
.
Muito se disse também sobre o fenômeno "lulismo" que teria se distanciado largamente do Partido dos Trabalhadores, onde a tendência seria o esvaziamento do partido; de fato, há diferenças entre o apoio recebido pelo governo Lula e o desempenho obtido pelo PT, no entanto, não se pode falar em distanciamento.
.
Fábio Correa
.

Nenhum comentário: