"A distribuição dos computadores de US$ 100 pelo governo federal vai promover uma revolução na educação, disse a pesquisadora do LSI (Laboratório de sistemas integráveis da Escola Politécnica da USP), Roseli de Deus, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira, dia 24. Roseli disse que essa máquina “mais flexível, mais leve”, é ideal para o ambiente escolar.
O presidente Lula recebe nesta sexta-feira, em São Paulo, Nicholas Negroponte, ex-diretor do Laboratório de Tecnologia do MIT. Negroponte é o responsável pelo projeto do computador popular, de US$ 100, que passou por análise dos técnicos do LSI, da USP.
Caberá Ministério da Educação adquirir um volume mínimo de unidades para distribuir os computadores para as salas de aula, a partir de 2007. O governo deve comprar 1 milhão de unidades, no início.
O computador utiliza sistemas abertos e livres, como o Linux, e vem com a placa WiFi, que proporciona acesso sem fio à internet. Além disso, “ele tem um protocolo de rede que permite que as máquinas se comuniquem entre elas”, segundo Roseli. Isso permitirá atividades conjuntas na sala de aula, mesmo que não haja antena que permite acesso à web.
Segundo Roseli, o computador promoverá o acesso “a todos os conteúdos de qualidade que você tem nas bibliotecas digitais do mundo inteiro, que você possa desenvolver também atividades de autoria colaborativa na sala de aula e, no futuro, se possível, também poder levar esses dispositivos para casa, e incluir a família nesse processo”.
Paulo Henrique Amorim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário