12 novembro, 2006

No período pós-eleitoral, muitos analistas políticos estão a escrever sobre a postura da mídia no Brasil. Uns chamam de Ditadura da Mídia, outros apenas apontam sua postura conservadora, partidária.
"Muita gente já não lê jornal do mesmo jeito. Viva!!!" é um artigo do Observatório de Imprensa, por Mauro Malin, onde aponta visão crítica diferenciada em relação à mídia. Ressalta que os críticos abordam tanto a questão midiática anti-Lula que acabam se esquecendo dos malefícios do governo. Vale a pena dar uma lida, segue trecho:
Antes de mais nada, festeje-se este resultado auspicioso de muitos anos de lutas de tantas pessoas que se empenharam em abrir o caminho da crítica da mídia, porque o entenderam indispensável ao aprimoramento do próprio trabalho jornalístico: a maneira de ler jornal, de ouvir rádio, de ver televisão, de navegar na internet mudou. Para melhor.
Mas é preciso, em meio à discussão, fazer duas observações específicas.
Primeira, alguns corifeus do discurso sobre o "complô da mídia" omitem sistematicamente, em suas análises, as malfeitorias do governo e do PT. Falam apenas das maléficas intenções das elites mancomunadas com a mídia, ou vice-versa. (...)

Nenhum comentário: