29 dezembro, 2006

Fim do Vestibular: sorteio de vagas

O Deputado Sibá Machado, do PT do Acre, apresentou Projeto de Lei, que acaba com o vestibular, possibilitando sorteio de vagas nas Universidades.
Segundo seu raciocínio, o sorteio é bom pois dá igualdade social de oportunidade, democratiza. O vestibular privilegia os estudantes da classe média, que estudaram nos colégios particulares.
Que os estudantes de classe média têm privilégio por estarem em melhores condições, é fato!
Que o vestibular não garante a igualdade de oportunidade, é fato!
Agora, será esta a melhor maneira de solucionar o problema? Mais uma vez, atacaremos a consequencia, abdicando da consertação da causa.
Se fosse temporário e de caráter afirmativo, tenderia a apoiar a iniciativa. Embora ache que falte acúmulo de discussão com a sociedade.
Neste modelo apresentado, sou contrário!

Um comentário:

Reinaldo disse...

a verdade, companheiro Daniel, o uso do sorteio para escolha não é um critério dos mais absurdos.

Na Grécia, em algumas cidades-estado, a forma de escolha dos governantes era através do sorteio. Acreditavam que os deuses se encarregariam de fazer com que o melhor chegasse ao poder. Grandes estadistas foram escolhidos por sorteio. E grandes idiotas também. A sorte não parece fazer distinção entre eles.

Para mim, a necessidade do "vestibular" é tão arbitrária quanto o sorteio.

Mas, dada a situação em que vivemos hoje, provavelmente, a melhor saída é o vestibular - com cotas progressivas e cada vez mais amplas, para garantir o acesso das minorias e dos estudantes da escolas públicas.

Contudo, sem esquecer qual nosso objetivo. Ensino superior, público, laico, de qualidade e para todos.