04 dezembro, 2006

Notícias da segunda

Vitória de Chaves na Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito neste domingo, com 61,35% até o momento, contra os 38,39% do candidato da oposição, Manuel Rosales, após a apuração de 78,31% dos votos, em um resultado considerado irreversível, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em seu primeiro boletim. (Fonte: Portal IG)

Presidente eleito Equador rompe acordo com os EUA
Rafael Correa rompeu o acordo com o governo dos EUA para a intalação de uma base militar norte-americana na cidade equatoriana de Manta. (Fonte: BBC Brasil)

O projeto inicial do Pentágono para a America do Sul previa a presença militar em: Equador, Brasil, Colômbia e Paraguai. O governo FHC aceitou a venda da base de Alcântara no Maranhão; os governos de Paraguai e Equador assinaram acordo para instalação de bases em seus territórios em 2005; na Colômbia os EUA já se fazem presentes pelo Plano Colombia. Para nós, Lula e Rafael Correa quebraram duas das quatro pernas do Pentagono na América do Sul, restando ainda Colômbia e Paraguai.

Acesso brasileiro ao Pacífico
O acesso brasileiro ao Oceano Pacífico começa a ser discutido na próxima quinta-feira, durante reunião de trabalho entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rafael Correa, do Equador. Nessa data, os dois chefes de Estado devem esboçar as linhas de um acordo bi-lateral de cooperação que prevê a criação de vias de ligação rodoviária entre a cidade portuária de Manta e municípios da região norte brasileira. (Fonte: J. Cruzeiro do Sul)

Fogo fraterno
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, classificou como "fogo fraterno" as críticas à política econômica e à aliança do governo com o PMDB feitas pelo ex-ministro e deputado eleito Ciro Gomes (PSB) em entrevista a duas emissoras de rádio, em Fortaleza. "O que o Ciro falou é fogo fraterno. O Ciro é um companheiro nessa frente política. Numa frente plural é natural (as críticas). Temos que encarar essa divergência com naturalidade", disse o ministro após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. (Fonte: J. Cruzeiro do Sul)

Tecnologia Agrícola
A Embrapa estuda o uso do xisto para a produção de insumos agrícolas. O Ministério das Ciências e Tecnologia e o da Agricultura, buscam a aprovação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 4 milhões, para um projeto de pesquisa para desenvolvimento de novos insumos a partir do xisto betuminoso, uma rocha de origem orgânica ainda pouco explorada no Brasil, apesar da existência de importantes reservas na região sul. A Petrobrás mantém uma usina de extração de óleo combustível de xisto no Paraná, mas o processo é dispendioso e de baixo rendimento. A iniciativa do MCT pode dar uma nova utilidade a uma matéria prima sub-utilizada no país, além de reduzir o preço do insumo para a agricultura. (Fonte: Portal da Petrobrás)

Agricultura Familiar
O Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente, aprovou medidas no sentido de facilitar e desonerar a instalação de pequenas agroindústrias em assentamentos e pequenas propriedades rurais. Os empreendimentos beneficiados serão aqueles com árer inferior a 250 metros quadrados e com reduzido impacto sobre os afluentes, como a produção de doces em conserva, bebidas, processamento de frutas, farinhas, castanha e leite. As medidas estão dentro da política de incentivo a agricultura familiar e devem beneficiar cerca de 200 mil famílias. (Fonte: J. Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: