22 dezembro, 2006

O adeus a companheira Salvadora Lopes

Salvadora Lopes foi a primeira mulher a se eleger vereadora em Sorocaba, no pós era Vargas. Devido a sua militância comunista, teve seu mandato cassado, em 1947.

Em 1952, foi expulsa do partido comunista por não concordar com a política de alianças. Sempre coerente, até o último momento, Salvadora foi combativa, bastante crítica e indignada com as injustiças do mundo.

Assim como eu, Salvadora era originária do Além Ponte e descendente de espanhol. Todos os meus avôs e avós a conheciam, falavam admirados de sua história. Sempre quis conhecê-la. Não pude.

Fui colega de classe de sua filha Tania na Faculdade.

Assistia atento suas entrevistas. Foi e continuará sendo uma grande professora no meu processo de formação política.

Poucos sabem; a irmã de minha avó, foi militante comunista junto com Salvadora, foram presas juntas inclusive. Chamava-se Conceição Fernandes. Em razão de sua militância, meu bisavô, conservadoríssimo, mandou-a embora de casa, passando maus momentos.

Como disse Carlos Cavalheiro, Salvadora combateu o bom combate, e ficará na lembrança dos militantes de esquerda!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

QUANDO ALGUEM PENSAR EM UMA MULHER
LUTADORA PENSARA EM SALVADORA.


"SEREI UM ETERNO ADMIRADOR DE SALVADORA LOPES"