06 dezembro, 2006

O papa que deu a luz - Papa João VIII

Durante a idade média teólogos deixaram uma extensa documentação refutando o boato de uma suposta papisa que teria ocupado o trono de pedro por 10 anos. Segundo a lenda, no século IX uma mulher disfarçando-se de homem teria conseguido enganar a Igreja e entrado para o mosteiro de São Martinho, na Itália. o monge subiu na hierarquia católica e foi sagrado papa no ano de 848.

Em 15 de agosto de 858, durante uma peregrinação o soberano pontífice foi acometido de violentas dores no ventre, tendo caído de seu cavalo foi amparado por dois padres que o levaram a uma igreja, o papa se contorcia e soltava gemidos profanos, quando o seu habito foi levantado, um supremo susto maculou o altar da pequena igreja, Joao era na verdade Joana e estava dando a luz.

Lenda ou verdade?

Depois do incidente o Vaticano teria passado a submeter o eleito a um ritual que certificasse o sexo do futuro papa. No momento da investidura, ele tinha que se sentar numa cadeira semelhante a um assento sanitário que o obrigava a abrir as pernas. Um diácono se assegurava então da presença dos órgãos genitais masculinos, pronunciando a frase "Habet duos testiculos et bene pendentes". Ainda existem duas dessas cadeiras. Uma está no Vaticano, a outra, roubada, como tantos outros tesouros por subordinados de Napoleão quando da campanha da Itália, está no Museu do Louvre.

Oficialmente o papa João VIII morreu em 15 de Agosto 882 por envenenanto

Fonte: Historia viva

Nenhum comentário: