26 dezembro, 2006

Ponto de pauta de fundamental importância do próximo Congresso do PT será a reafirmação do socialismo democrático.
Sempre encarado de forma subjetiva no Partido dos Trabalhadores, entendo que é chegado o momento de deixarmos mais as claras. Participando de uma das discussões do coletivo (grupo político) ao qual pertenço, denominado Garantia de Luta, houve uma das intervenções que entendi ser interessantíssima.
Dizia o companheiro que, além de reafirmarmos nosso compromisso socialista, deveríamos definí-lo. Para tanto, tinha como primeira observação ser o socialismo a negação pura e simples do capitalismo, e portanto, do mundo atual em que vivemos. Apontava ainda, como uma das grandes bandeiras para a construção de um Brasil socialista, no contexto atual, a fomentação da economia solidária, caracterizada pela igualdade de seus membros na unidade ou no empreendimento, ou seja, todos os que trabalham são donos do empreendimento e todos os que são donos trabalham no empreendimento. Por consequencia, retiram seu sustento de lá, de forma igualitária.
Há de se ressaltar que a opção para a construção socialista, deve ser democrática e republicana. Sendo premenete a efetivação de uma Reforma Política, com fortalecimento dos partidos e ampliação da participação popular, com referendos, plebiscitos, consultas populares, projetos de iniciativa popular, orçamento participativo e conferências setoriais. A democratização dos meios de comunicação também deve fazer parte.

Nenhum comentário: