10 janeiro, 2007

Bah! tucano

Muito se tem dito sobre a vitória dos deputados do PSDB sorocabano nas eleições de 2006, diz-se que o tucanato bacaroço saiu fortalecido pela boa administração de Renato Amary e Victor Lippi. A verdade é que o PSDB não administra bém e a esquerda não tem conseguido desmenti-los.

Como se aqui fosse um paraíso...

Sorocaba tem uns dos maiores orçamentos do estado, se beneficiou imensamente com a fuga de indústria da região metropolitana de São Paulo na última década, e formos considerar o enorme aumento de arrecadação que a prefeitura obteve neste período perceberemos que o PSDB não administrou tão bem assim.

Mesmo do ponto de vista capitalista a administração tucana não foi bem sucedia, um exemplo: todos os dias Sorocaba recebe centenas de executivos, temos um número imenso de grandes empresas, e no entanto a cidade não fornece infraestrutura e serviços, não existe uma política que fomente novos negócios, não existe parceria entre os setores público e privado, Sorocaba cresce por osmose, ou melhor, não cresce – incha!.

Do ponto de vista da esquerda a situação é calamitosa: o sistema de transporte está saturado e os investimentos estão parados ha dez anos; na saúde, o número de postos ainda é o mesmo de uma década atrás; as políticas sociais do governo federal encontram mil barreiras; sofremos um aumento populacional e a cidade cresceu desordenadamente; o interesse imobiliário prevalece; não existe um plano de uso da terra que funcione, nem política habitacional; muitas regiões da cidade não possuem saneamento básico; não existe uma política ambiental; não existe uma política cultural, neste campo houve até uma regressão, todas as formas de cultura não relacionadas à elite foram eliminadas (
cadê o carnaval de rua?), o lazer foi todo transferido para o Campolim, e o teatro? Outrora tão destacado hoje sobrevive sabe-se lá como; Não temos acesso a literatura, a única biblioteca municipal foi transferida para o paço e o seu movimento caiu pela metade, os museus estão abandonados. O que houve de avanço no esporte? O campeonato varzeano está falido sem incentivo.

Onde é gasto este orçamento gigantesco?

A arrecadação aumentou e o que nós recebemos em troca? O aumento do IPTU!

Nenhum comentário: