06 janeiro, 2007

Estou preocupado com a candidatura de Aldo Rebelo.
Seu coordenador de campanha é do PP, o deputado Cyro Nogueira, do Piauí.
Agora Serra disse que está fechado com Aldo. Ao que me parece, toda a direita está com Aldo. A base aliada, esquerda e setores do centro, estão com Arlindo. Questiono-me: qual a razão da direita estar com Aldo?
Reinaldo, antes de se filiar ao PT, era do PC do B e, portanto, conhece as entranhas do partido. Creio que seria interessante comentar aqui sua opinião.

Um comentário:

Reinaldo disse...

Daniel, não sou propriamente um "conhecedor das entrenhas do PCdoB". Já fui militante desse partido e, portanto, sou capaz de compreender algumas de suas "razões de estado".

O PCdoB raciocina muito em termos de acumulação de forças, conquistar posições. O fato de um comunista ser presidente da câmara dos deputados e - ainda que por algumas horas - ter assumido a Presidência da República, é extremamente simbólico, não apenas para os membros do PCdoB, mas para qualquer pessoa que conheça a história do Brasil.

Agora, para nós, a luta entre Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia apenas trás preocupações.

Como membro do PT, gostaria que o partido ocupasse a presidência da Câmara dos Deputados. Mas não a qualquer custo. E Aldo Rebelo sempre se mostrou um aliado bastante confiável. Tenho certeza de que a eleição dele para ocupar o lugar de Severino Cavalcanti foi um dos fatores que impediu o golpe que se desenhava contra o governo Lula.

Porém, ambos, Aldo e Arlindo, a dupla sertaneja do momento, perderam qualquer simpatia popular ao participarem, ativamente, da tentativa de dobrar o salário dos deputados e senadores. Não queriam aumentar os próprios salários, apenas queriam a simpatia do chamado "baixo clero".

Não conseguiram o aumento, não se aproximaram do "baixo clero" e ainda se desgastaram perante à opinião pública.