28 janeiro, 2007

O sequestro de Charles Burke Elbrick

"Grupos revolucionários detiveram hoje o Sr. Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos, levando-o para algum lugar do país, onde o mantêm preso. (...)

A vida e a morte do sr. Embaixador estão nas mãos da ditadura. Se ele atender a duas exigências, o sr. Elbrick será libertado. Caso contrário, seremos obrigados a cumprir a justiça revolucionária. Nossas duas exigências são:

a) A libertação de 15 prisioneiros políticos. São 15 revolucionários entre milhares que sofrem torturas nas prisões-quartéis de todo o país, que são espancados, seviciados, e que amargam as humilhações impostas pelos militares. Não estamos exigindo o impossível. Não estamos exigindo a restituição da vida de inúmeros combatentes assassinados nas prisões. Esses não serão libertados, é lógico. Serão vingados, um dia. Exigimos apenas a libertação desses 15 homens, líderes da luta contra a ditadura. Cada um deles vale cem embaixadores, do ponto de vista do povo. Mas um embaixador dos Estados Unidos também vale muito, do ponto de vista da ditadura e da exploração.

b) A publicação e leitura desta mensagem, na íntegra, nos principais jornais, rádios e televisões de todo o país"

* * * * * * *

Um dos momentos mais importantes da luta contra a ditadura militar. Duas organizações, a ALN e o MR-8, uniram-se e sequestraram o embaixador americano no Brasil. Para libertá-lo, exigiram a divulgação de um manifesto, que por si só rompia a censura e o muro de silêncio, criados pela ditadura. E a libertação de quinze presos políticos, das mais variadas organizações e correntes de pensamento.

Hoje em dia, alguém é capaz de imaginar PSOL e PSTU organizando um ato desse tipo, para exigir a libertação de um expoente do PT? Ou o contrário?

Mesmo dentro do PT: integrantes da Articulação arriscando suas vidas para salvar alguns membros da Democracia Socialista? Parece bastante improvável.

Um dia isso mudará. Ousar lutar, ousar vencer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Reinaldo, o pior é que o tal expoente do PT provavelmente não estaria preso por resistir a uma ditadura, mas por mera corrupção...

Enfim, como se dizia naquele tempo: desesperar, jamais! A História dá muitas voltas e o ser humano não pode viver indefinidamente sem solidariedade e compaixão.

A existência sob o capitalismo globalizado é ruim demais. Logo, as pessoas voltarão a procurar uma alternativa.

Um forte abraço!

Reinaldo disse...

Caro Celso: as pessoas já estão procurando por um alternativa.

Quanto ao expoente do PT, não devemos generalizar afirmações desse tipo. Mesmo nos grupos mais conservadores do partido, há pessoas honestas, que, certamente, enfrantariam uma nova ditadura.