23 janeiro, 2007

Plano de Aceleração Crescimento

Não pretendia falar do PAC.
O Reinaldo, no meu entendimento, já havia sintetizado bem. Hoje de manhã, ao ler os jornais, decidi, entretanto, que deveria comentar.
O PAC prevê a venda de ações do Banco do Brasil, leilão dos pagamentos do INSS, além de empréstimos do Banco Mundial e do Bid como investimento federal nas mais variadas áreas.
O aeroporto de Sorocaba é um dos que podem ser prejudicados e não receber investimento, ficando "ultrapassado" em relação aos que receberão.
Os demais investimentos ficariam a cargo dos Estados e da iniciativa privada.
As críticas:
-o Banco Central deveria se preocupar com o crescimento econômico, além da inflação
-o PAC deveria vir acompanhado de uma reforma trabalhista e outra tributária
-etc
Sou contra toda e qualquer reforma trabalhista. Até porque, na prática, já se flexibilizou faz tempo. Se isto se efetive legalmente, a margem de exploração do empregador aumentará. Lembremos: este é o país do jeitinho!
Foi pouco, mas houve isenção fiscal (tributária). Tanto é verdade que os governadores de oposição já querem tomar providências para recuperar estes valores. Necessitamos urgentemente de uma reforma tributária. Os tributos aumentaram assustadoramente no governo FHC. Diminuíram drasticamente, mas também continuaram aumentando no governo Lula. Hoje, os tributos consomem mais de 30% da renda dos brasileiros. Apenas a reforma tributária, bem planejada, promoveria crescimento econômico.
Para admitirmos que o Banco Central seja mais "light" devemos alterar sua competência. Pensemos na legalidade: sua única função legal é controlar a inflação. A melhor maneira, para tanto, é segurando os juros lá no alto. E se alterássemos sua competência legal para controlar a inflação e possibilitar crescimento econômico?
Ademais, o PAC é bom!
Põe fim à era Palloci. Mais que isso! Dá fim à era Malan, Delfim e Palloci.
Instiga a participação e controle do Estado na Economia, "desliberaliza-se" minimamente.
Mostra que Mantega é competente, ousado, arrojado.
Ainda bem que esta idéia veio numa administração em coalizão com a esquerda.
Teremos crescimento econômico com preocupação com justiça social!
E se tudo der certo, reflito: Lula faz o sucessor?
Como em economia todos dão palpite, está aqui o meu.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Daniel

Se não houver uma ampla fiscalização e cobrança da sociedade, vamos mais uma vez, continuar na expectativa de melhoria das condições de subsistência neste país. Como diria a minha avó. “vamos aguardar”.

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

É fundamental a observação de Lula: nada vale crescimento econômico sem democracia. Também não significa nada o PIB se o povo passar fome ou tiver suas condições de vida agravadas.