25 fevereiro, 2007

Paraíso Refrigerado, de Henry Miller

Coletânea de textos de Henry Miller sobre os Estados Unidos, que foi publicada agora pela editora Francis.

"Esteticamente, somos talvez o povo mais conservador do mundo. Precisamos estar completamente bêbados para aceitar alguma coisa. Nossa educação é tão absoluta – e tediosa— que somos incapazes de gostar de alguma coisa nova, enquanto não nos explicarem do que se trata."

* * * * *

"Este mundo que está se construindo me enche de horror. Eu o vi germinar; posso vê-lo como um projeto. Não é um mundo em que eu queira viver. É um mundo adequado a monomaníacos obcecados com a idéia de progresso –mas um falso progresso, um progresso que fede. É um mundo coalhado de objetos inúteis que homens e mulheres, a fim de ser explorados e degradados, aprendem a ver como úteis (...) Neste mundo, o poeta é anátema, o pensador, um tolo, o artista é um escapista, o homem de visão, um criminoso."

* * * * *

"Um homem sentado em uma poltrona confortável em Nova York, Chicago ou São Francisco, um homem cercado de todo luxo e no entanto paralisado pelo medo e pela ansiedade, controla a vida e os destinos de milhares de homens e mulheres que nunca viu, que nunca deseja ver e por cujo destino tem absoluto desinteresse."

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o Henry Miller.

Ainda prefiro "Trópico de Câncer"