09 março, 2007

Contra Bush em defesa da América Latina

Estive ontem na grande passeata dos movimentos populares pelo Dia Internacional das Mulheres e contra a visita de George W. Bush ao Brasil.
Cerca de 15 mil pessoas pararam a Av. Paulista, um ato que juntou, praticamente, todos os partidos e organizações de esquerda do Brasil, MST, PT, PCdoB, UJS, MR8, PCO, PCR, UNE, UEE e várias organizações de mulheres, além de PSTU e PSOL, estes últimos foram a Paulista mas esqueceram do Bush, carregavam faixas hostilizando o governo Lula e até Hugo Chavez – confesso que fiquei muito decepcionado.

A UJS (União da Juventude Socialista) levou uma grande faixa de 30 metros de comprimento com as bandeiras de países latinos com governos progressistas como Brasil, Venezuela, Cuba, Bolívia e Argentina.

A manifestação seguiu pacífica até a intervenção da tropa de choque quase no final da passeata. A polícia esperou a massa chegar ao vão livre do MASP, onde a dispersão do gás lacrimogênio e lenta e atacou inesperadamente, muita bomba e bala de borracha foi lançada.
Haviam milhares de mulheres e crianças. Foi terrível ver uma quantidade enorme de criança com o rosto e os olhos ardendo - desespero! Uma nuvem de gás que parecia não acabar nunca.
Uma bomba explodiu do meu lado e levei borrachadas da polícia.

Mesmo assim foi muito emocionante, encontrei companheiros de outros tempos no movimento estudantil, como Bruno Prado, que iniciou no movimento quando eu era presidente do DA da Fatec, em Sorocaba, e hoje está nas executivas da UEE e UNE.

2 comentários:

Tucano Reacionário disse...

Companheiro tucano-petista,

Não leve a sério esse pessoal do PSOL e do PSTU... Como eles podem hostilizar um presidente neo-liberal? Quem pensam quem são???

Te respondo: São todos doentes! Aqueles doentes da esquerda que o nosso Presidente falou (lembra?). Por isso que não gosto dessa gente. Ficam maldizendo as nossas instituições neo-liberais.

Eu, particularmente, estava interessadíssimo no encontro. Será que nosso Presidente se comportou como bom tucano-petista? O que será que vamos perder dessa vez? Dignidade não pode ser, porque isso já perdemos há muito tempo. (desde os tempos de Don Fernando I, passando por Don Fernando II e finalmente pelo inesquecível Lula).

Também repudio manifestações contra Chaves(z)! Sempre gostei de humor e não vou tolerar que ofendam um dos maiores gozadores com o Brasil.

Tucano-petistas, uni-vos! Vamos libertar a América Latina! Entreguem-na logo ao Bush! (começando pela Amazônia)

Anônimo disse...

Fábio, são borrachadas pedagógicas.

No futuro você lembrará com saudades nas borrachadas que levou hoje...