27 março, 2007

O sequestrador que virou ministro

Há quase 40 anos um grupo de jovens sequestrou o embaixador americano no Brasil. Divulgaram uma manifesto exigindo a libertação de presos políticos e concluído da seguinte forma:

"Queremos advertir aqueles que torturam, espancam e matam nossos companheiros: não vamos aceitar a continuação dessa prática odiosa. Estamos dando o último aviso. Quem prosseguir torturando, espancando e matando ponha as barbas de molho. Agora é olho por olho, dente por dente."

Entre esses jovens estava Franklin Martins. Na época, provavelmente, a família e os amigos condenaram seu envolvimento na ação. Acreditavam que sua vida estava definitivamente arruinada. E não pareciam estar errados.

Ele foi preso (com Zé Dirceu). Exilado. Fez treinamento militar em Cuba. Voltou, clandestinamente, ao Brasil. Mais uma vez, exilou-se, desta vez na França.

Hoje, um dos jornalistas mais respeitados do Brasil, Franklin Martins foi nomeado ministro do governo Lula, responsável pela comunicação social.

Apesar de todas as dúvidas e hesitações, a história de vida de alguns dos membros do governo ainda nos dá alguma esperança.

Boa sorte, companheiro.