24 abril, 2007

minhas notícias de minas...

Olá amigos! Não tenho postado no blog por esses dias mas eu juro que é por um ótimo motivo. Desta vez não estou estudando nem trabalhando, nada disso, desliguei do mundo digital, moderno, pós-moderno e contemporâneo virtual.

Estou em Minas Gerais passeando pelas cidades históricas do sul do estado. Fui para um casamento em Lavras inicialmente e acabei desviando para Caxambú, São João Del Rei e Tiradentes, por pouco não cheguei até Carrancas, cidade que tem cachoeiras belíssimas.

Aqui agente pode perceber muito bem como o Brasil não se resume a São Paulo, do jeito que quer muita gente: o ritmo é bem diferente, o temperamento das pessoas, a falta de pressa, a simplicidade, natureza, pouca monocultura, cidades pequenas e vivas culturalmente, de pouco emprego mas muito trabalho.

Caxambú era um retiro da corte imperial no século XIX, região rica em fontes medicinais, consideradas as melhores do planeta, a água radioativa e sulfurosa é gaseificada naturalmente, no passado encantou o Imperador Dom Pedro II que instalou um parque belíssimo e uma casa de banhos terapêuticos.

Em São João Del Rei a história do Brasil esta presente em casarios em ruelas intermináveis e igrejas riquíssimas, em cada esquina deparo-me com uma perspectiva mais bonita da cidade.

Ao entrar em Tiradentes temos a sensação de que encontramos uma passagem no tempo, nada lembra o presente, se não fossem os turista a nos fazer entender que aquelas ruas, calçamento e casas são realmente do século passado pensaríamos ter feito uma volta no tempo, ou que se trata de uma cidade cenográfica para um filme histórico.

Todos estes locais fazem parte do roteiro turístico Estrada Real, que percorre os caminhos do ouro e diamantes de Minas para o Rio de Janeiro. Um passeio inesquecível e muito barato. Em breve postarei fotos.

Um grande abraço e até breve.

3 comentários:

Reinaldo disse...

Fábio: faltaram suas observações histórico-ideológico-críticas sobre o mulherio mineiro.

Daniel Lopes Martin Almeida disse...

Fabio,

Não vá fabricar filhote por aí!

Abraços!!!

Fábio Cassimiro disse...

Nada disso, estava acaompanhado de minha namorada, que por sinal é mineira.