A única semelhança entre os dois modelos é nome do orgãos que os admninistram Urbs (Curitiba) e Urbes (Sorocaba), de resto, Sorocaba possui um dos piores sistemas de transporte entre as grandes cidades paulistas e de longe o mais caro.
A semana passada o prefeito de Sorocaba Vitor Lipi decidiu aumentar o preço da tarifa de ônibus para R$ 2,25, a Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano) alega que o reajuste é necessário para manter o padrão de qualidade no atendimento dos munícipes, e costuma fazer a comparação com o transporte na cidade de São Paulo, caótico.
Das grandes cidades do estado, o transporte sorocabano só é melhor que o paulistano. No entanto, não vejo nenhum motivo para comemoração, pelo contrário, na capital a tarifa é praticamente a mesma que em Sorocaba, no entanto, o percurso percorrido pelos ônibus aqui e absurdamente menor.
Sorocaba tem uma das tarifas mais caras do Brasil, por quilômetro rodado.
Agora, se ao invés de fazermos as comparações por baixo (São Paulo) pegarmos um modelo eficiente (Curitiba), veremos que temos uma estrutura péssima e pagamos muito caro por isso.
A semana passada, Curitiba, ao invés de reajustar o preço da tarifa como fez Sorocaba, reduziu o valor da passagem em 5,5%, passou de R$ 1,90 para R$ 1,80 – isso mesmo, não é brincadeira, em Curitiba a tarifa é 20% menor que em Sorocaba e incomparavelmente melhor.
Conheça o modelo URBS de Curitiba:
- integração física e tarifária com outros 13 municípios da Região Metropolitana;
- 385 linhas de ônibus;
- 2,3 mil veículos;
- 2 milhões de passageiros/dia;
- Passe livre aos estudantes, deficientes físicos e idosos;
- Tarifa reduzida aos domingo, R$ 1,00 (incentivo a recreação e cultura);
- Linhas especiais durante a madrugada;
- 351 estações-tubo (veja foto);
Fonte: Prefeitura de Curitiba, Ministério das Cidades e Revista Fala Cidade
Em breve postarei as tarifas de onibus em diversas cidades dos país.
7 comentários:
Olá,meus amigos acho que vcs estão enganados!Eu moro em Curitiba,não tem passe livre para estudante e no domingo quando o Ônibus é 1 real,ele passa de hora em hora e os veículos são reduzidos drasticamente.Não existe linha de ônibus entre bairros vizinhos.A cidade situa-se quase que totalmente sobre um planalto úmido e brejoso e com uma arquitetura fortemente influenciada pela imigração européia,dando uma falsa impressão de "A Mais Européia Cidade Brasileira".Curitiba é a periferia da Europa e tem mais nunca conseguimos eleger um prefeito do PT,o poder está sempre nas mãos dos mesmos e com isso continua essa propaganda enganosa de cidade modelo,tão falsa,quanto a espera pela neve e com isso sermos promovidos a cidade de primeiro mundo.
Acabei de conferir o regulamento pra ter passe estudantil, segundo o portal da prefeitura, é conforme a renda familiar (4 salários minimos)- talvez por isso não se pode dizer, corretamente, que seja livre, talvez seja "livre" (entre aspas) - o que em Sorocaba esta longe de acontecer.
Fábio,a matéria do fala cidade é de junho de 2005.É fato que na época o prefeito Beto Richa,reduziu a tarifa,mas depois aumentou.Cuidado com os dados dessa matéria, é totalmente tendenciosa e enganosa(do tipo matéria comprada).
Eu ia escrever sobre isto, mas a Marta, colocou a questão de forma correta.
Existe uma ilusão sobre o modelo de desenvolvimento humano, existente em Curitiba.
A prefeitura de Sorocaba, usa este modelo, como exemplo.
È uma modernidade, que exclui os mais pobres, criando gueto.
O valor da passagem de onibus em Sorocaba, esta causando uma verdadeira segregação social. Muitas pessoas,ficam meses sem se deslocar entre os bairros, por falta de dinheiro.
Alexandre, isso não é um elogio ao prefeito de Curitiba, é uma comparação, do que sorocaba faz com transporte publico e como poderia ser diferente.
O fato de Curitiba não ser administrada pelo PT, não significa que nós devemos desqualificar o sistema de transporte deles.
E eu não critico o sistema de transporte de Sorocaba pelo motivo dele ser administrado pelo PSDB.
Curitiba não é um modelo de desenvolvimento humano a ser seguido, mas devemos observar que há um abismo entre Sorocaba e Curitiba.
O que talvez nos deixe preocupado, Alexandre, é o fato de as prefeituras petistas não terem feito gramdes modificações nos sistemas de transporte (com excessão de Porto Alegre), pelo menos até agora. No entanto, este é um motivo a mais para nós discutirmos.
A região metropolitana de Recife esta passando pela implantação de um sistema de transporte público voltado para o desenvolvimento social, foi firmado um covênio entre prefeitura (do PT) e o estado (PSB), coordenado por Osvaldo Lima Neto, um dos maiores especialistas em transporte público do país e defensor da gratuidade de tarifas.
Postarei em breve uma matéria sobre o sistema que esta sendo criado em Olinda e Recife.
Concordo com o Fábio sobre a questão das comparações.
Não se trata de defender a administração de Curitiba ou de São Paulo. Independente de quem a governa.
A constatação é de Sorocaba, sobre quaisquer critérios - cidades administradas por tucanos ou petistas - tem uma tarifa caríssima, injustificável. E uma qualidade de transporte lamentável.
Acrescentaria que o transporte público não se reduz ao transporte por ônibus.
Trata-se, também, dos serviços de taxis, de áreas para deslocamento de pedestres, ciclovias, a política urbana de criação de estacionamento para carros em espaços valorizados.
Enfim, uma série de questões bastante complexa.
claudiomir moro em florianopolis ha oito anos.Agora voces pagariam 2.40 em dinheiro e1.90 no cartao sendo dito passagem unica no cartao mas ha dinheiro nao porque isso se voce pegar onibus de outra empresa vai pagar mais 2.40 isso quer dizer no total sai a 4.80 se nao for e pegar outro .no cartao pode-se pagar a tarifa unica de1.90 se nao passar de uma hora sepassar voce mais 1.90. Quem mora em curitiba e priveligiado pode ter seus defeitos. mas e o melhor que eu conheço
Postar um comentário