12 junho, 2007

História de Pescador

Nos países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, segue-se a lição, ditada pelos países ricos, de que só se alcança a prosperidade com o Estado enfraquecido, liberal, não intervencionista. O contrário é praticamente pecado. Grita a direita e enfurece-se o "mercado" cada vez que o Estado tenta criar redes de assistência e proteção social. É quando se ouvem "intelectuais" declamando o sábio provérbio: "O Estado não deve dar o peixe, e sim, ensinar a pescar"!!O engraçado da história é que os maiores exemplos atuais de paternalismo e conservadorismo estatal, vêm justamente dos países ricos ( os mesmos que fazem a cartilha que seguimos).
Como nao quero ser repetitivo nao vou nem comentar sobre os subsídios agrícolas dos EUA e da UE, barreiras alfandegárias, nada disso...Vou falar de um país rico e desenvolvido que se divide em três regiões: Flandes, Valonia e Bruxelas.
Chama-se Bélgica e abriga a capital da UE.
Ocorre que em Valonia o governo gasta boa parte de seus recursos com assistência social e previdenciária, porque lá a taxa de desocupação laboral chega a, pasmem, 20% (enquanto no Brasil beira os 10%), ou seja, o Estado Belga não se faz de rogado em assistir seus desempregados e em manter uma ampla rede de proteçao social.
Sim, os Belgas e outros milhoes de cidadãos de países desenvolvidos "ganham o peixe", pelo simples motivo de que esses países (os ricos) "aprenderam a pescar", pois fartos e generosos lhes são os rios e mares ao sul do equador!!
Se no Brasil fôssemos menos medíocres e mais patriotas, teríamos nossa própria cartilha, inclusive provérbios mais inteligentes, como: "ouça o que digo, mas faça como faço"; e não mais cairíamos nos contos do norte, pois nos mares la de cima as histórias são de pescador!!!
Marcel Carrasco, direto de Barcelona-Esp

Um comentário:

Anônimo disse...

boa, Daniel.

Por que vocês não convidam o Marcel para ser o correspondente internacional do Bah!Caraço?