03 junho, 2007

O socialismo em Barcelona

Após as eleições municipais do dia 27 passado, os socialistas ganharam das urnas em Barcelona o direito a governar por mais quatro anos, fato este que vem se repetindo desde 1982.
O leitor mais atento estaria se perguntando como isso seria possível na capital da Cataluña, região espanhola de fama nacionalista. Pois nada mais é do que socialismo.
As pessoas querem resultados práticos, que interfiram positivamente em suas vidas, e é isso o que vem ocorrendo em Barcelona.
Com o início do governo socialista a partir de 1982, Barcelona passou de cidade marginalizada (pela direita Franquista), arrasada pelos combates da guerra civil espanhola e de profundas disparidades sociais, a exemplo de desenvolvimento.
O progresso só veio com a implantação das políticas de bairro, onde o apoio democrático, a participação efetiva e a cumplicidade dos cidadãos foram fundamentais. Durante todos estes anos os socialistas vêm trabalhando pela integração dos bairros, em todos os sentidos, criando um clima de coesão social, trabalhando ao lado dos barceloneses. Disso resultou a qualidade dos serviços públicos e o seu desenvolvimento sustentável.
Essa proximidade do governo socialista com a população, é a chave do desenvolvimento, foi assim que Barcelona se desenvolveu sem "esquecer" dos verdadeiros problemas da cidade e sem marginalizar qualquer camada da população, assim, criou-se um meio ambiente municipal sadio (e que também se preocupa com o meio ambiente global), com espaços públicos democráticos, lazer e culturas acessíveis e programas de saúde e educação que atingem certeiramente o alvo! Ao se direcionar os recursos públicos, ouvindo a população, investiu-se melhor na criatividade o que resultou em mais ciência e tecnologia e por conseqüência em empregos.
Com um progresso notável, após essas duas décadas de governo socialista, Barcelona é hoje uma cidade totalmente integrada à Europa e ao mundo, e essa internacionalização é o mais novo desafio do governo socialista do recém eleito prefeito Jordi Hereu, já que a cidade, segundo suas palavras "está importando problemas sociais dos países pobres e que, portanto temos que trabalhar para dar a esses novos barceloneses as oportunidades que não tiveram em seus países" já que para o novo prefeito "paz não significa somente ausência de conflito, mas também dar ao cidadão uma perspectiva de futuro".
Como se vê, não há mágica, a fórmula por sinal é manjada e simples: vontade política+ cidadania ativa = desenvolvimento!

Barcelona, 31 de maio de 2007.Marcel Carrasco

Nenhum comentário: