01 agosto, 2007

Bicicletas em Paris, de novo

Já fiz uma postagem sobre o projeto do prefeito (socialista) de Paris, Bertrand Delanoë, de oferecer cerca de 21 mil bicicletas em 1,5 mil estações, para melhorar o trânsito e tratar, com seriedade, da questão ambiental.

Trata-se de investimento sério. 21 mil bicicletas em 1.500 estações, um ponto a cada 300 metros. Além disso, ruas e avenidas foram estreitadas para a construção de ciclovias.

Em Paris, pode-se fazer o mesmo percurso em 25 minutos de bicicleta ou 40 minutos de carro. Escolha.

Há alternativas? Há. O prefeito de Londres, Ken Livingstone, impôs o pagamento de diária para quem quer ir, de carro, ao centro da cidade. O motorista também deverá pagar - caro - pelo estacionamento. Não há mais áreas de estacionamento livre.

De qualquer forma, não há "meia solução", como parece acreditar o prefeito Vitor Lippi, ao emprestar dinheiro para fazer outras avenidas - ou seja, subsidiar o transporte privado.

Enquanto isso, a população Sorocabana paga uma das tarifas de ônibus mais caras do país. E convive, a cada dia, com a poluição, em níveis cada vez maiores.

A respeito das mudanças feitas em Londres e Paris, leia o interessante artigo Pedais da Liberdade, de Gianni Carta, no site da revista Carta Capital.

Nenhum comentário: