08 agosto, 2007

Desapropriações em Brigadeiro Tobias

Este final de semana conversei com alguns moradores do Bairro de Brigadeiro Tobias, falei com duas famílias que foram despejadas de suas casas para a construção do contorno da Rod. Raposo Tavares.

A satisfação proporcionada aos moradores devido a retirada da rodovia do centro de Brigadeiro Tobias escondeu uma grande injustiça praticada contra 35 famílias do bairro.

As desapropriações foram feitas em Maio de 2006, então, a maioria das famílias teve que alugar uma casa as suas próprias custas até que viesse o dinheiro das indenizações - demorou mais de um ano para que o dinheiro começasse a ser liberado -, no entanto, a Viaoeste se recusou a pagar os aluguéis e, Prefeitura e Câmara Municipal também não se posicionaram a respeito.

No segundo semestre de 2007 algumas pessoas começaram a receber o dinheiro das indenizações, porém os imóveis foram avaliados ao valor de zona rural, mas o plano diretor define aquela área como zona urbana, cujo valor seria bem maior e condizente com a realidade, tanto que, os moradores desapropriados pagavam o IPTU (Imposto Territorial URBANO) e uma das moradoras até já recebeu o talão de IPTU referente a 2007.

Passado mais de um ano, cerca de oito famílias ainda não receberam as indenizações e ainda não sabem quando poderão comprar uma nova casa, enquanto isso estão pagando aluguel.

Estranhamente, a Vioeste também realizou obras de contorno no trecho de São Roque, apesar de feitas depois das de Sorocaba, todos os sãoroquences desalojados já receberam suas indenizações.

Estas obras estavam previstas no contrato de concessão da Viaoeste para serem realizadas no ano de 2000, ela não fez as obras mas continuou arrecadando dinheiro com os pedágios, posteriormente a empresa conseguiu um novo prazo para construção do contorno (2004), não cumpriu e só veio a realiza-lo em 2007 (nove anos depois).

O governador do estado e a prefeitura estão tentando “capitalizar” politicamente com a obra, ludibriando a população querendo que as pessoas acreditem que se trata de uma “obra tucana” -, o que é uma grande mentira, pois a Viaoeste era obrigada a fazer tais obras desde quando adquiriu a concessão da Raposo Tavares, só não fez por que o governo estadual se recusou a exigir sua realização durante nove anos.

Nenhum comentário: