11 agosto, 2007

Há doze anos Florestan nos deixou

Em 10 de Agosto de 1995 Florestan deixou órfãs a esquerda e a nossa intelectualidade, partiu deixando pra traz um patrimônio intelectual sem igual na história do pensamento brasileiro.

Filho de uma imigrante portuguesa, Florestan teve uma vida completamente diferente da maiorias dos intelectuais brasileiros, seu pai era desconhecido e sua mãe o criou sozinho enquanto empregada doméstica, seus primeiros contatos com os livros aconteceu nas casas de família onde ela trabalhava.

Largou muito cedo o colégio para trabalhar e num destes empregos, num bar paulistano, mantinha contados com professores e estudantes que o incentivaram a terminar os estudos, fez o "Madureza" atual supletivo, queria fazer engenharia mas só havia curso em período integral o que o impediria de trabalhar, optou então pelas Ciências Sociais, ingressando na USP.

Sociologo (1951), político marxista, professor e escritor (mais de 50 livros); instaurador da sociologia brasileira, contestou, principalmente, o mito da democracia racial no país; foi cassado peloregime militar em 1969, entrou para o PT e se elegeu duas vezes Deputado Federal.

Um comentário:

Anônimo disse...

era só mais um petista....