07 agosto, 2007

Uma resposta a "direita, esquerda e liberdade"

Pensei em fazer apenas alguns comentários ao texto "direita, esquerda e liberdade", de Paulo Ghiraldelli Jr, postado pelo Eliton. Porém, como seriam comentários muito extensos, preferi fazer esta postagem.

Discordo desde o princípio do autor do texto. Dizer que a "luta de classes" é coisa do passado, é um erro grave. Um erro que interessa aos que querem convencer os trabalhadores de que temos interesses comuns. Os trabalhadores não têm interesses comuns com a grande burguesia, latifundiários e banqueiros.

É exagerado simplismo dizer que, antes da década de oitenta, "de esquerda" eram os que defendiam a adoção de políticas sociais pelo estado. Por essa definição, a ditadura de Vargas e a ditadura militar poderiam ser definidas como "de esquerda". Ainda que minimamente, adotaram políticas sociais. Assim como também Collor, Sarney e FHC.

Mais confusa é a distinção que estabelece como "de esquerda" os que são favoráveis às mudanças e "de direita" os que se opõe a elas. Depende do que muda. Criar mais direitos trabalhistas, melhorar a renda dos trabalhadores e sua condição de vida, são mudanças que contam com o apoio de qualquer pessoa que se defina como "de esquerda". Mudar a legislação trabalhista para retirar direitos dos trabalhadores é uma mudança de direita - embora isso possa parecer um contra-senso ao autor do texto.

Colocar Lênin, Fidel, Hitler e Franco no mesmo patamar não é um engano. É má-fé. É falsear a história para justificar seus pontos de vista.

Lênin e Fidel foram líderes revolucionários, que derrubaram ditaduras sanguinárias e estabeleceram governos, que, sem sombra de dúvidas, cometeram muitos erros, gravíssimos.

Franco e Hitler são assassinos, genocidas.

No final do texto, o autor diz que Chomsky despreza o estado de direito dos Estados Unidos. O estado de direito de Guantánamo? O estado de direito de Abu Garib? O estado de direito que permite a captura de qualquer estrangeiro, sem processo legal, e sua prisão por tempo indeterminado - situação que não pode ser apreciada pelas cortes de justiça? Estado de direito que permite a interceptação das comunicações de qualquer pessoa, independente de autorização judicial?

Se esse "estado de direito" é a esperança e Barak Obama ou de Hillary Clinton, eu fico com Noam Chomsky.

Esquerda e direita são conceitos profundamente atuais. Que não se definem pela boa intenção das pessoas, mas por sua posição, exatamente na questão da luta de classes.

A ênfase na liberdade, em detrimento da igualdade é uma falácia. Ambos se condicionam e dependem um do outro. Não há liberdade sem igualdade ou igualdade sem liberdade.

É a esse binômio intrincado e de quase impossível definição que chamamos socialismo.

Nenhum comentário: