28 setembro, 2007

Nossa moderna agroindústria

No dia 30 de junho houve a maior libertação de trabalhadores em regime escravo depois da abolição da escravatura. Ao todo, 1.064 lavradores, trabalhavam em condições precárias para a agroindústria Pagrisa, seus contra-cheques apresentavam valores baixíssimos, a maioria com valores que não superavam R$10,00, outros recibos exprimiam-se em centavos e até mesmo rendimentos negativos. Todos atuavam na lavoura de cana-de-açúcar e foram resgatados pelo Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho.

No entanto, um grupo de senadores esta pressionando para que o grupo móvel deixe de fiscalizar as fazendas suspeitas de empregar mão-de-obra escrava: Romeu Tuma (DEM-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Kátia Abreu (DEM-TO), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) fizeram uma visita à fazenda no último dia 20 e prometeram entrar com um pedido de inquérito na Polícia Federal contra as práticas de atuação do Grupo Móvel.

Kátia Abreu afirmou que a empresa Pagrisa ''é muito bem administrada e forma uma comunidade de trabalhadores rurais'' (vermelho.org.br)

A boa administração citada pela senadora era garantida por homens armados.

A horta que vendia alimentos aos trabalhadores era irrigada com "fertilizante natural" encanado diretamente do esgoto dos próprios alojamentos.

Tudo o que eles consumiam era comprado ali mesmo a preço inflacionado que os mantinha constantemente endividados.

Vale lembrar que no ano passado o Congresso aprovou a famigerada Emenda 3 que proibia, entre outras coisas, a fiscalização de fazendas pelo Ministério do Trabalho. A emenda foi derrubada por veto presidencial posteriormente, sob forte oposição de PSDB, PFL, PMDB e do Partido da Mídia.

Muitas fazendas têm sido autuadas nos últimos anos, a grande mídia sequer noticia tais fatos, no entanto, qualquer atividade do MST e logo estampada nas capas dos jornais e tratado como ato de terrorismo pela mídia.

Um comentário:

Unknown disse...

"Parabens para as meninas da torcida adversária,
parabens aos academicos da assossiação...
porrada! nos caras que nao fazem nada!"
Muito bacana o blog de vcs, parabens mesmo!
Abraço