21 outubro, 2007

A besta


Eu acho que o presidente Bush é a besta do apocalipse.

Eleito com o apoio maciço de fundamentalistas cristãos, conseguiu transformar a democracia americana num estado policial, onde as pessoas podem ser presas, sem processo ou julgamento, acusadas de colaboração com o terrorismo. Um lugar onde todas as comunicações (telefone, internet, conversas em lugares públicos ou privados), podem ser monitoradas pelo governo, sem autorização judicial.

Atacou o Afeganistão, que, até hoje, enfrenta a guerra entre os combatentes do Talibã e as forças do governo local, apoiadas pela OTAN.

Atacou o Iraque, onde enfrenta o pior vexame estratégico desde a guerra do Vietnã. Os militares americanos reconhecem que já perderam a guerra, mas não sabem como sair, sem deixar para trás uma guerra civil que colocaria em risco o abastecimento mundial de petróleo.

Na semana passada, Bush ameaçou o Irã com a "terceira guerra mundial", fazendo, na verdade, um ameaça velada à China e à Russia. Não pensem que se trata de um blefe. O louco é capaz de tudo.

Em mais um capítulo da desastrada política externa de Bush, permitiu que os Curdos, no norte do Iraque, organizassem uma resistência que presta assistência ao Curdos na Turquia. Assistência que inclui armas, dinheiro e campos de treinamento para o PKK.

Diante de ataques do PKK realizados há poucos dias, os dirigentes da Turquia preparam-se para atacar o Iraque. A o governo Sírio declarou que apoiaria o ataque Turco. A situação na região, que é bastante complexa, pode evoluir para uma guerra envolvendo vários países locais e potencias ocidentais.

Enquanto isso, o mundo aguarda o fim do mandato de Bush, torcendo para que ele não destrua a humanidade antes.

Nenhum comentário: