15 outubro, 2007

O PT-Sorocaba e as pesquisas

Em entrevista ao jornal da rádio Cruzeiro do Sul, o deputado estadual Hamilton Pereira defendeu que o PT-Sorocaba faça uma pesquisa de intenção de votos para decidir quem será o candidato a prefeito em 2008.

Essa "alternativa" de escolha já vinha sendo ventilada nos bastidores do PT-Sorocaba há algum tempo.

Quando não há consenso, em princípio, o PT deveria escolher seus candidatos através de prévias internas. É uma das marcas do PT.

Alguns companheiros acreditam que o processo de prévias é desgastante. Em certas situações, é verdade. Mas não em razão das prévias e sim do próprio espírito da disputa interna.

Uma pesquisa, para ter credibilidade, deverá considerar um grande universo de entrevistados. E nesse momento, ou nos próximos meses, considerar uma série de variáveis. Crespo será candidato ou não? O candidato do PSDB será Amary ou Lippi? Gabriel será candidato a prefeito ou a vereador? E o PSTU, fará acordo com o PSOL ou lançará candidato próprio? Todas essas possibilidades devem ser levadas em conta, o que fará com que a pesquisa tenha um custo altíssimo.

Qual será o resultado provável? Os nomes do PT - Hamilton e Iara - muito próximos, dentro da margem de erro. Isso será suficiente para decidir qual o melhor nome?

E mais: como nosso principal objetivo é derrotar o projeto tucano em Sorocaba, substituindo-o por uma alternativa à esquerda, no caso de Gabriel Bitencourt, pelo PCdoB, ou Raul Marcelo, pelo PSol, estarem melhor colocados nas pesquisas, o PT-Sorocaba abdicaria de lançar candidato próprio?

Nenhum comentário: