11 novembro, 2007

Retrocesso: Kassab faz acordo com a Microsoft


E quando um "democrata" faz acordo com um multinacional, quem perde é o povo.

Há duas semanas, a Prefeitura de São Paulo e a Microsoft assinaram um protocolo de intenções que prevê a instalação do sistema operacional Windows Vista nos PCs dos 178 atuais pontos municipais de acesso à internet, além dos 122 que devem ser inaugurados até 2008. Até agora, os micros só usavam programas de código aberto, que não exigem o pagamento de licenças.

Pelo acordo, confirmado ao Link pela Prefeitura e pela Microsoft, o Windows Vista seria doado aos telecentros, sem custos. Entretanto, o município arcaria com a "atualização" dos equipamentos, já que o Vista exige PCs com configuração mais “robusta”. Segundo estimativa do Link com dados da Prefeitura, seria preciso um investimento de R$ 717,5 mil.

Isso é que é acordo! A Microsoft "dá" o software e a prefeitura paga "apenas" a bagatela de um milhão de reais para atualizar os equipamentos. Atualização que seria desnecessária sem os software da Microsoft.

Segundo o sociólogo Sérgio Amadeu, responsável pela implementação dos telecentros na cidade, na gestão Marta Suplicy (PT), e um dos críticos do projeto, o valor seria melhor investido se colocado na ampliação dos telecentros ou na melhoria do serviço.

“Estão mexendo numa conquista, a independência, pois não é preciso pagar pelo software. No futuro, quando o Vista ficar obsoleto, o governo poderá ter de pagar pela atualização do Windows e, de novo, dos equipamentos”, diz ele. “Seria melhor gastar com treinamento de instrutores, para desenvolver atividades educativas.”

“A Prefeitura poderia contactar a comunidade de software livre para fazer programas para deficientes. Assim, poderia disponibilizá-los não em apenas um, mas em todos os micros de cada telecentro.”

Ele também não vê sentido nos cursos de Windows.

“Com o Windows, você é treinado a usar um só tipo de software. Com os programas livres, há contato com vários softwares e aprende-se a ‘aprender’ qualquer outro”, diz. “Além disso, o Vista é mais suscetível a vírus e, por ser mais pesado, deixará a rede lenta.”

Saiba mais no blog no Sérgio Amadeo e no site BR-Linux.Org

Um comentário:

Anônimo disse...

Ele parece o Crespo!