01 dezembro, 2007

Trabalhadores

Ontem eu assisti o Globo Reporter, especial sobre os trabalhadores, ou algum outro título parecido.

Uma reportagem super tendenciosa, mostrou o corte de cana, uma das atividades mais insalubres no campo como uma profissão de engrandecimento do homem. Juntaram o depoimento de um trabalhador orgulhoso que disse não pretender jamais deixar de cortar cana e os dados de um sindicato ruralista informando que o corte de cana é a atividade que melhor remunera na agricultura.

Sem falar da entrevista do presidente do Instituto Ethos (participante do Movimento Cívico Cansei) que louvando a boa vida dos trabalhadores no campo.

É claro que a reportagem não mostrou que o corte de cana é a atividade que mais deixa mortos na agricultura brasileira, por picadas de cobras e por esgotamento físico e desidratação, além das inflamações e intoxicação causada pela fulígem; sem falar nos inúmeros casos de cegueira causados pela folha afiada da planta e membros decepados pelo corte da foice afiada.

Depois mostrou os casos de trabalhadores em diversas profissões que superaram as dificuldades e podem levar uma vida tranquila.

No final eu até pensei, o capitalismo é a melhor regime para o Brasil.

Nenhum comentário: