26 maio, 2008

CUT CURTAS 7

Tucano “derruba” avião

A apelação passou dos limites. O deputado federal tucano de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, na semana passada, interrompeu a sessão da CPI dos Cartões para fazer “comunicação bastante grave e muito triste” aos seus pares e lamentar a continuidade do “caos no tráfego aéreo”. Acontece que o nobre deputado comprou sem ver a “barriga” de algumas emissoras de tevê – entre as quais, claro, a Globo --, que anunciaram o “choque de um avião da Pantanal contra um edifício em São Paulo, que está em chamas”. De fato, havia um prédio pegando fogo, mas nenhum avião se chocou com ele. A falta de apuração de alguns veículos de imprensa somou-se ao oportunismo do quanto pior melhor. As tevês pediram desculpas pelo erro. Pannunzio, até agora, não se manifestou. Lamentável.


1968

Legal a matéria do Cruzeiro do Sul sobre o congresso clandestino da UNE em 1968, em Ibiúna. Foi todo mundo preso, entre eles o ex-vereador Osvaldo Noce, liderança estudantil na época e que amargou cadeia e expulsão da USP por lutar contra a ditadura. Nesse mesmo congresso, foram presas outras lideranças, como Luiz Travassos e o ex-ministro José Dirceu. O jornal ouviu também o reitor da Uniso, Aldo Vannucchi, outro preso e exilado. Mas faltou na reportagem um pouco do outro lado: onde estavam, por exemplo, atuais lideranças políticas de Sorocaba e que não eram mais crianças ou adolescentes na época, como o deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) – cujo pai era prefeito da cidade na época pela Arena, o partido da ditadura -, Renato Amary (PSDB), que era estudante universitário na Fadi, vereadores como Marinho Marte (PPS), Waldomiro de Freitas (PHS), entre outros. A ditadura foi um divisor de águas. Era bom saber de que lado estava cada um.


Pelo telefone

Na semana passada, a boataria dava conta da desistência de Renato Amary. No Bom Dia, sobrou até para os jornalistas João Negrão, assessor de imprensa do deputado Hamilton Pereira, e Fernando Negrão, editor do Jornal da Band, sem grau de parentesco, ambos professores de Jornalismo na Uniso, que levaram a fama de boateiros. O jornal especulou sobre a conversa telefônica – que tratou deste assunto – entre Hamilton e Lippi: quem ligou para quem. Artigo do prefeito mostrou que foi dele a iniciativa. E a verdade é que as pressões continuam e estão cada vez mais insuportáveis no ninho tucano. O racha está à vista.


Enquanto eles se batem

No PT, a fase paz e amor se intensifica. O presidente estadual da sigla, Edinho Silva, esteve sábado em Sorocaba e destacou que a candidatura à prefeitura da cidade é uma das prioridades do partido no Estado. Internamente, a unidade das forças políticas se consolida, com a intensa dedicação da ex-deputada federal Iara Bernardi à construção do programa de governo. Isso dá tranqüilidade para Hamilton bater perna pela cidade. Na sexta-feira, ele percorreu a feira da Árvore Grande, ajudando a distribuir o informativo PT Núcleo Além Ponte.


Participação virtual

Boa iniciativa do PT. No site do partido em Sorocaba (www.ptsorocaba.org.br) tem um espaço onde interessados podem enviar sugestões para o programa de governo. É só acessar o site e localizar a bandeira Fórum Programa de Governo e dar seu palpite. Vai lá ver.

Um comentário:

Fábio Cassimiro disse...

Pô Reinaldo, gostei desta postagem... já havia pedido para o Daniel fazer algo do tipo uma vez...