07 maio, 2008

Substituição de alimentos por energia


A disparada no preço dos alimentos neste início de 2008 pode ser apenas um sinal do que virá nos próximos anos, se o governo Lula não voltar atrás em seu programa de substituição do cultivo de alimento por cultivo de energia.

Nos EUA há a previsão de que o uso do milho para a produção de álcool acabe com o uso de açúcar de milho. No entanto, muitos estadunidenses vêem isto com otimismo, pois o açúcar de cana, importado, seria muito mais saudável.

No Brasil o açúcar não é feito de milho, e sim de cana, mas o milho além de fazer parte da alimentação diária do brasileiro, é o principal insumo da avicultura e da suinocultura. Ele já vinha perdendo espaço para o cultivo de soja para exportação e agora, com o avanço da cana, a situação pode piorar.

Durante todo o governo Lula, os alimentos, principalmente o feijão tenderam ter o preço abaixo do observado durante o governo FHC, resta agora saber se este aumento em 2008 é uma recuperação normal de preços ou se é já um reflexo da política agrícola, na minha opinião equivocada.

Nenhum comentário: