13 maio, 2008

Visita de Werinton Kermes e Luciana Lopez, ontem

Esta noite recebi em meu trabalho Werinton Kermes (Secretário de Cultura de Votorantim) e a Jornalista Luciana Lopez, editora da Revista Provocare.

Foi com muita gentileza que eles me entregaram a última fornada da obra que, como eu já disse aqui, está ainda mais interessante, inteligente, bonita e provocativa.

Luciana eu conhecia desde 2007 e o Werinton foi um grande prazer, conversamos muito rápido mas deu para perceber que é uma simpatia. Ele fez questão de responder/explicar as críticas que este chato aqui fez a respeito da distribuição da Revista: nos comments do blog Abacoros eu havia dito que ela estava sendo distribuída com muito mais ênfase no Campolim que no restante da cidade - propus então "descampolinizar" a revista.

O pessoal me garantiu que não existe uma desproporcionalidade entre o Campolim o restante da cidade com relação à Provocare. Mesmo assim o bairro é um principais pontos de distribuição, devido a necessidade de “provocar “ também a elite bacarocense, ou pelo menos aqueles que se pensam “a elite sorocaba".

De fato, muitas vezes parece que reina em nossa mentalidade de “tucanizados” que Sorocaba é o Parque Campolim, onde não existe pobreza, poluição, violência - tudo é grama. Se o projeto deles der certo, em breve o morador do Vitoria Régia, do Santo André, Laranjeiras, João Romão, Aparecidinha, Astúrias, Brigadeiro Tobias, Ipiranga, Iporanga vão se imaginar no campolim, mas morando no mesmo bairro que antes.

Essa elite deve olhar com muito desconforto a cidade que faz arte apesar dela. Cidade viva, que sonha com dias melhores, com gente que trabalha duro aos 70 anos desde os 12, gente que também canta, escreve, pinta.

Existe uma cultura marginal cuja percepção deve ser provocada.

Nenhum comentário: