14 junho, 2008

Adeus ao ex-vereador comunista de Sorocaba, João dos Santos Pereira

Por Fernanda Ikedo
O ex-vereador de Sorocaba João dos Santos Pereira, 83 anos, morreu no último dia 12 (Quita-feira) na Santa Casa, por volta das 20h. Ele estava se recuperando de um aneurisma (AVC), ocorrido há duas semanas, mas seu estado de saúde piorou, foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Natural de Capivari chegou a Sorocaba em 1949, trabalhou em diversas indústrias do setor têxtil, sempre atuando no movimento sindical e lutando por melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora. Era membro do Partido Comunista (PCB) e foi eleito vereador em 1968, pela legenda Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Em 1975, durante a ditadura militar, devido suas reivindicações por liberdades e sua atuação no movimento operário, Pereira, assim como outros colegas de partido, foi preso em sua casa e levado para o DOI-CODI em São Paulo , onde sofreu torturas por onze dias. Já em liberdade continuou exercendo mandato de vereador até 1978.
João dos Santos Pereira era viúvo e deixa seis filhos, 18 netos e 13 bisnetos.
Seu corpo foi enterrado ontem no Cemitério Memorial Park.
_____________________
Este sim é um homem de muita honra que merece registro para a memória histórica da cidade. Não esta horda de ex-integralistas e colobaradores de regimes ditadoriais que vêm figurando em nomeações de ruas, avenidas e viadutos de Sorocaba.

Um comentário:

João Jose´de Oliveira Negrão disse...

Vai em paz. Viveu como um homem íntegro, amou, teve filhos, netos, lutou. Sofreu, mas tinha orgulho e transpirava felicidade por suas opções. O riso fácil era exemplar: pessoas de esquerda, revolucionários, não precisam, nem devem, ser carrancudos. Melhorei por conhecê-lo.
João Negrão